quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

FASES DA SEXUALIDADE




Freud descobriu três fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essas fases se desenvolvera entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos, ligadas ao desenvolvimento do Id:
Fase Oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;
Fase Anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, quando o desejo e o prazer localizara-se primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;
Fase Genital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital: quando o desejo e o prazer localizara-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mae é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.
A tipicaçâo sexual
De acordo com Maria Aparecida Cória um outro aspecto desenvolvido nesta etapa é a tipicação sexual.A tipicação sexual é o estabelecimento dos papéis sociais ligados ao sexo,ou seja,aperender a se comportar como homem ou mulher.
A partir dos três anos de idade criança começa a demonstrar um grande interesse por questões sexuais.Ela quer entender as diferenças existentes na anotomia do homem e da mulher e isso a leva a querer observar os adultos, especialmente os elementos do sexo oposto.Ela também demostra uma curiosidade a respeito da origem dos bebês e das demais manifestações dos sexo.Esse grau de interesse levou os teóricos da sexualidade infantil a dominarem essa fase de fase fálica..
A curiosidade sobre o sexo manifesta-se ainda na exploração do próprio corpo.A criança descobre que a estimulação dos órgãos sexuais produz sensações de prazer.Por isso é comun ela se envolver com atividades e brincadeiras sexuais que envolve masturbação e observação do corpo de adultos.

Nenhum comentário: