domingo, 1 de março de 2009

Copo Menstrual ???



























O copo menstrual é uma protecção fácil de usar e discreta.Não impede a lubrificação natural da vagina neminterfere com os processos naturais de eliminação dascélulas mortas e bactérias que acompanham o sanguemenstrual. Não seca a membrana vaginal. Por isso é umaalternativa mais higiénica do que os tampões e pensoshigiénicos.
Económico
O uso do copo menstrual é econômico, visto queusado com cuidado dura cerca de 5-10 anos.
Ecológico
O copo menstrual não precisa ser substituído durante anose durante a sua vida não se produzem quaisquer resíduos.


Toda a informação impressa sobre o copo é empapel reciclado. O copo menstrual é produzido numa fábrica que dá prioridade absoluta a questão ambiental.
Prático
O copo menstrual pode ser usado durante a prática dedesportos como natação, andar de bicicleta ou a cavalo.
Suficiente
O copo menstrual pode ser usado em qualquer momento do seuciclo menstrual, tanto em dias de muito fluxo como de pouco, e nãotem que se preocupar em comprar pensos higiénicos ou tampõesdurante vários anos!
Inovador. O revestimento do copo menstrual é suave, peloque a sua limpeza é extremamente fácil. Devido ao factoda base do copo ser plana não acumula bactérias. Podeesterilizar o copo por 2-5 minutos com a água a ferver.

Vocêsabia?
Em média uma mulher usa aproximadamente 17000 tampões ou absorventes higiênicos durante a sua vida.
4,3 mil milhões de itens (absorventes higiênicos, tampões) são usados por ano no Reino Unido
2,5 milhões de tampões, 1,4 milhões de pensos higiénicos e 700 000 pensos diários são descartados pela sanita todos os dias no Reino Unido. (2006)
75% dos problemas de esgotos são causados por pensos higiénicos.


Modo de Usar:



1. Lavar 2. Apertar 3. Segurar 4. Inserir 5. Remover e lavar 6. Re-usar


Primeiro, lave bem as mãos com sabão e água quente. Antes de usar pela primeira vez, pode lubrificar com água ou um lubrificante à base de água para facilitar a inserção. Pode inserir sentada, de pé ou agachada; abrir as pernas irá facilitar a inserção.
Dobre o copo menstrual como mostra a figura. Aperte firmemente enquanto o mantém embrulhado e guie-o, com a abertura para cima, na vagina. Irá encontrar a posição correcta para ele praticando e conhecendo a sua própria anatomia; o copo é mantido em posição pelo conjunto formado pela parede vaginal e a pressão dos músculos vaginais. O copo menstrual, ao contrário do tampão, é mantido no fundo da vagina, mas não tão baixo que se torne desconfortável, especialmente quando sentada; a patilha deve ficar dentro da vagina. Pode cortar a patilha do copo menstrual , mas cuidado para não danificar o fundo!
Para garantir que o copo assume a posição correcta, de forma a evitar vazamentos, rode-o cuidadosamente, usando a patilha. Para ter a certeza que ele está completamente aberto, insira um dedo junto a ele e tacteie em toda a sua volta. A vagina é inclinada para trás, de forma que empurrando o copo ligeiramente para trás e movendo-o para cima e para baixo irá ajudar a encontrar a posição correcta.


O copo menstrual deve ser esvaziado 2-4 vezes por dia, e pode ser usado durante a noite, não mais de 12 horas de cada vez. Pode determinar o seu ritmo verificando a quantidade de sangue no copo. O copo menstrual pode ser usado durante todas as fases do ciclo, de maior e menor fluxo. Especialmente enquanto se habitua ao copo, pode usar pensos em simultâneo.
Não há necessidade de remover o copo menstrual quando vai à casa de banho, mas depois de defecar pode ser necessário verificar se se encontra correctamente posicionado. Lembre-se de lavar as mãos cuidadosamente! Algumas mulheres preferem defecar sem o copo.
Se o copo subiu demasiado dentro da vagina, relaxe os músculos e tente pegá-lo com os dedos. Agachar-se fará com que ele desça. O copo nunca se perde dentro da vagina, mas eventualmente pode escorregar para baixo por acção da gravidade. Se lhe parecer que desceu demasiado durante o uso, verifique se ficou correctamente posicionado e está bem aberto. Exercitar os seus músculos vaginais torna-os mais fortes e ajuda também a manter o copo na posição correcta.
Antes de remover o copo, lave bem as mãos e relaxe os músculos. Se não conseguir pegar-lhe o fundo, puxe gentilmente na pega; empurrar com os músculos internos da vagina pode ajudar. Quebre o vácuo apertando o fundo do copo, enrolando-o na sua forma mínima, tal como na inserção, e remova-o, evitando espalhar o conteúdo. Não tente tirá-lo pegando apenas na pega. Tente removê-lo quando estiver só, e não entre em pânico. Remover o copo será mais fácil se se lembrar de relaxar!
Derrame o conteúdo no vaso sanitário. Lave o copo menstrual com cuidado em água quente e detergente e volte a inseri-lo. Use um detergente suave e sem perfume para lavar. O copo deve primeiro ser lavado em água quente, de forma a que o sangue menstrual não crie cheiro.
Quando não tiver água, ocasionalmente pode também limpar o copo com papel higiénico. Verifique, contudo, que este não deixa fibras no copo.
Lave o copo menstrual LunetteTM cuidadosamente depois do último uso durante a menstruação e guarde-o, ventilado, no respectivo saco. Não o coloque em recipientes herméticos nem sacos de plástico. Entre duas menstruações esterilize o copo durante 2-5 minutos, em água a ferver. Pode também esterilizar durante o período, se quiser.
Se tiver algum problema, contacte o seu distribuidor ou envie um e-mail directamente para o fabricante
info@lunette.fi




Opinião de quem já usa:



"Esse produto é novidade para as brasileiras, e até o momento, que eu saiba, não existe nenhuma marca fabricada ou comercializada diretamente aqui no Brasil. Mas é possível comprar o produto facilmente pela internet.
O meu veio direto da Inglaterra, de uma viagem que meu marido fez a trabalho. Mas outras amigas minhas também compraram mais ou menos da mesma época, algumas pela internet, outras receberam pelo correio de uma amiga que mora lá na Inglaterra, e o legal é que foi uma experiência em que pudemos trocar idéias sobre a adaptação. Foi unânime: no terceiro ciclo de uso, já estava todo mundo adaptado e sem querer saber de outra coisa. De fato, é muito prático. Assim que você acerta o jeito de colocar e tirar, você até esquece da presença dele. É fácil de limpar, vem com manual de instruções e é fácil de pesquisar sobre ele na internet (basta dar uma busca em "menstrual cup", "coletor menstrual" ou "copo menstrual" para obter informações, inclusive depoimentos de usuárias)."


"Para ser sincera, também, nunca tinha parado para pensar neste aspecto da nossa vida, até conhecer o Mooncup, desde que o adquiri e usei pela primeira vez, tenho andado para colocar o meu testemunho neste blog como habitualmente faço, pois uma coisa é saber que existe e outra é ter conhecimento de causa.Entretanto pus-me a fazer contas e fiquei deprimida, pois desde da primeira vez até agora criei cerca de 2520 resíduos, que também demorarão muitos anos a degradar-se, além disso também temos de pensar em tudo o que envolve a produção destes artigos; na quantidade de árvores abatidas necessárias para fazer as embalagens de pensos e tampões, pesticidas para o cultivo do algodão, água, electricidade, petróleo, etc., enquanto que o uso do Mooncup diminui drasticamente todos esses desperdícios.Para as mais cépticas, é muito cómodo e tal como um tampão não se sente, não verte, não cria odores, é muito prático.Além das contas aos desperdícios minimizados também podemos fazer contas ao dinheiro poupado.Recomendo."



"Vou falar pra vocês que é ma-ra-vi-lho-so.Você, moça, dobra ao meio o MoonCup e coloca lá dentro.Na hora de tirar - não tem cordinha -, você faz uma forcinha e puxa por essa partezinha debaixo. É só lavar e está pronto pra ser reutilizado."


E você que está lendo este blog, o que acha desta novidade ?









4 comentários:

Anônimo disse...

Olá meu nome é Marta, gostei muito das materias ecologicas, pois tambem sou uma pessoa que me preocupo com nosso planeta,tento fazer minha parte.
Me interessei muito pelo copo menstrual, gostaria de saber onde posso encontrar para comprar.
Agradecida.
meu email
martapassiano@gmail.com

cat disse...

Olá,
uso um copo menstrual, noutro dia usei-o durante muito tempo e quando o tirei notei que ficou com um cheiro desagradável. Já o lavei e escaldei e lavei com sabão normal. Mas o cheiro continua, será que nunca mais vai sair?

Será que me podem ajudar?
Obrigada,
Catarina

Jr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jr disse...

Olá, comecei a usar o copo menstrual hoje, porém não está a correr muito bem. Nao consigo coloca lo da forma correta já tentei de todas as formas, mas o copo fica "esmagado" e claro tenho fugas, não sei como resolver isto. Não sei se é por ser o primeiro dia mas sinto me muito desconfortável com ele. Não sei se com o tempo passa ou o copo não é mesmo para mim :/. Pode me dar uma sugestão? ? Obrigada