

O copo menstrual é uma protecção fácil de usar e discreta.Não impede a lubrificação natural da vagina neminterfere com os processos naturais de eliminação dascélulas mortas e bactérias que acompanham o sanguemenstrual. Não seca a membrana vaginal. Por isso é umaalternativa mais higiénica do que os tampões e pensoshigiénicos.
Económico
O uso do copo menstrual é econômico, visto queusado com cuidado dura cerca de 5-10 anos.
Ecológico
O copo menstrual não precisa ser substituído durante anose durante a sua vida não se produzem quaisquer resíduos.
Toda a informação impressa sobre o copo é empapel reciclado. O copo menstrual é produzido numa fábrica que dá prioridade absoluta a questão ambiental.
Prático
O copo menstrual pode ser usado durante a prática dedesportos como natação, andar de bicicleta ou a cavalo.
Suficiente
O copo menstrual pode ser usado em qualquer momento do seuciclo menstrual, tanto em dias de muito fluxo como de pouco, e nãotem que se preocupar em comprar pensos higiénicos ou tampõesdurante vários anos!
Inovador. O revestimento do copo menstrual é suave, peloque a sua limpeza é extremamente fácil. Devido ao factoda base do copo ser plana não acumula bactérias. Podeesterilizar o copo por 2-5 minutos com a água a ferver.
Vocêsabia?
Em média uma mulher usa aproximadamente 17000 tampões ou absorventes higiênicos durante a sua vida.
4,3 mil milhões de itens (absorventes higiênicos, tampões) são usados por ano no Reino Unido
2,5 milhões de tampões, 1,4 milhões de pensos higiénicos e 700 000 pensos diários são descartados pela sanita todos os dias no Reino Unido. (2006)
75% dos problemas de esgotos são causados por pensos higiénicos.
Modo de Usar:
Primeiro, lave bem as mãos com sabão e água quente. Antes de usar pela primeira vez, pode lubrificar com água ou um lubrificante à base de água para facilitar a inserção. Pode inserir sentada, de pé ou agachada; abrir as pernas irá facilitar a inserção.
Dobre o copo menstrual como mostra a figura. Aperte firmemente enquanto o mantém embrulhado e guie-o, com a abertura para cima, na vagina. Irá encontrar a posição correcta para ele praticando e conhecendo a sua própria anatomia; o copo é mantido em posição pelo conjunto formado pela parede vaginal e a pressão dos músculos vaginais. O copo menstrual, ao contrário do tampão, é mantido no fundo da vagina, mas não tão baixo que se torne desconfortável, especialmente quando sentada; a patilha deve ficar dentro da vagina. Pode cortar a patilha do copo menstrual , mas cuidado para não danificar o fundo!
Para garantir que o copo assume a posição correcta, de forma a evitar vazamentos, rode-o cuidadosamente, usando a patilha. Para ter a certeza que ele está completamente aberto, insira um dedo junto a ele e tacteie em toda a sua volta. A vagina é inclinada para trás, de forma que empurrando o copo ligeiramente para trás e movendo-o para cima e para baixo irá ajudar a encontrar a posição correcta.
O copo menstrual deve ser esvaziado 2-4 vezes por dia, e pode ser usado durante a noite, não mais de 12 horas de cada vez. Pode determinar o seu ritmo verificando a quantidade de sangue no copo. O copo menstrual pode ser usado durante todas as fases do ciclo, de maior e menor fluxo. Especialmente enquanto se habitua ao copo, pode usar pensos em simultâneo.
Não há necessidade de remover o copo menstrual quando vai à casa de banho, mas depois de defecar pode ser necessário verificar se se encontra correctamente posicionado. Lembre-se de lavar as mãos cuidadosamente! Algumas mulheres preferem defecar sem o copo.
Se o copo subiu demasiado dentro da vagina, relaxe os músculos e tente pegá-lo com os dedos. Agachar-se fará com que ele desça. O copo nunca se perde dentro da vagina, mas eventualmente pode escorregar para baixo por acção da gravidade. Se lhe parecer que desceu demasiado durante o uso, verifique se ficou correctamente posicionado e está bem aberto. Exercitar os seus músculos vaginais torna-os mais fortes e ajuda também a manter o copo na posição correcta.
Antes de remover o copo, lave bem as mãos e relaxe os músculos. Se não conseguir pegar-lhe o fundo, puxe gentilmente na pega; empurrar com os músculos internos da vagina pode ajudar. Quebre o vácuo apertando o fundo do copo, enrolando-o na sua forma mínima, tal como na inserção, e remova-o, evitando espalhar o conteúdo. Não tente tirá-lo pegando apenas na pega. Tente removê-lo quando estiver só, e não entre em pânico. Remover o copo será mais fácil se se lembrar de relaxar!
Derrame o conteúdo no vaso sanitário. Lave o copo menstrual com cuidado em água quente e detergente e volte a inseri-lo. Use um detergente suave e sem perfume para lavar. O copo deve primeiro ser lavado em água quente, de forma a que o sangue menstrual não crie cheiro.
Quando não tiver água, ocasionalmente pode também limpar o copo com papel higiénico. Verifique, contudo, que este não deixa fibras no copo.
Lave o copo menstrual LunetteTM cuidadosamente depois do último uso durante a menstruação e guarde-o, ventilado, no respectivo saco. Não o coloque em recipientes herméticos nem sacos de plástico. Entre duas menstruações esterilize o copo durante 2-5 minutos, em água a ferver. Pode também esterilizar durante o período, se quiser.
Se tiver algum problema, contacte o seu distribuidor ou envie um e-mail directamente para o fabricante info@lunette.fi
O meu veio direto da Inglaterra, de uma viagem que meu marido fez a trabalho. Mas outras amigas minhas também compraram mais ou menos da mesma época, algumas pela internet, outras receberam pelo correio de uma amiga que mora lá na Inglaterra, e o legal é que foi uma experiência em que pudemos trocar idéias sobre a adaptação. Foi unânime: no terceiro ciclo de uso, já estava todo mundo adaptado e sem querer saber de outra coisa. De fato, é muito prático. Assim que você acerta o jeito de colocar e tirar, você até esquece da presença dele. É fácil de limpar, vem com manual de instruções e é fácil de pesquisar sobre ele na internet (basta dar uma busca em "menstrual cup", "coletor menstrual" ou "copo menstrual" para obter informações, inclusive depoimentos de usuárias)."